Título: Aquisição de interrogativas e causativas do japonês por falantes do português brasileiro
Orientador: Marcia Damaso
Páginas: 84
Esta dissertação possui como objetivo investigar a aquisição de estruturas interrogativas e estruturas causativas em língua japonesa como L2, por parte de falantes nativos de português brasileiro, estudantes universitários da língua japonesa. Para a análise dos dados tomamos por base os estudos de Cheng (1997), White (2004) para a análise das interrogativas. Para orientar a pesquisa, no que tange às causativas, adotamos os seguintes autores: Okamoto (2007), Cabrera e Zubizarreta (2002) e Fuji, Hashimoto e Murasugi (2008). O corpus da pesquisa foi obtido através de testes de julgamento de gramaticalidade de orações em japonês e de testes de versão do português para o japonês, aplicados a três grupos de diferentes níveis de proficiência. Os resultados desta pesquisa revelam que nas interrogativas há movimento de Qu nos estágios iniciais, mostrando a existência de transferência das propriedades dos núcleos funcionais da L1 para a L2. Já os resultados dos testes referentes à aquisição de causativas revelam a atuação da GU, uma vez que os aprendizes de japonês parecem percorrer os mesmos estágios que os aprendizes do japonês como L2