Orientador: Prof(a). Dr(a). Aniela Improta França
Coorientador: Prof(a). Dr(a). Cláudia Márcia Nacif Drummond
Páginas: 160
Resumo
A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um transtorno neurológico que afeta a organização
motora da fala, comprometendo a precisão e a consistência dos movimentos articulatórios, mesmo
na ausência de déficits neuromusculares. Este estudo investigou a relação entre AFI e memória de
trabalho por meio de três experimentos com crianças de 3 a 11 anos pareadas por idade e gênero
com controles neurotípicos.
O primeiro experimento avaliou o tempo e a acurácia no acesso lexical em palavras de
diferentes tamanhos silábicos. O segundo mediu a capacidade de manutenção da informação na
memória de trabalho a partir de uma tarefa de nomeação com atraso variável. O terceiro explorou
a criatividade linguística com contextos com e sem suporte pragmático, em tarefas de criatividade
narrativa.
Os resultados indicam que crianças com AFI apresentam maior latência e tempo de
produção, independentemente da idade ou complexidade lexical. O suporte pragmático teve efeito
limitado sobre a aceitabilidade das respostas. Apesar do baixo poder preditivo do tratamento
estatísticos devido ao baixo (N), os dados sugerem que os déficits observados refletem maior custo
cognitivo, apontando para um envolvimento significativo da memória de trabalho na AFI.
Palavras-chave: Apraxia de Fala na Infância (AFI), Linguagem, Fala, Memória de Trabalho.
