Orientador: Prof(a). Dr(a). Gean Nunes Damulakis
Coorientador: Prof(a). Dr(a). Andrew Ira Nevins
Páginas: 201
Resumo
O objetivo desta tese é verificar o quão permeável é o sistema fonológico da L2
(inglês) diante da presença e interação com outros sistemas linguísticos.
Investigamos a transferência fonológica de padrões silábicos da L1 dos
participantes, o português carioca, e da L3, alemão ou espanhol, além de
propormos a análise dos dados coletados com base nos pressupostos da Teoria
da Otimalidade. Nossa hipótese central é a de que as relações tipológicas
influenciam na interação de sistemas fonológicos em processo de aquisição e
sistemas fonológicos anteriores. É importante atentar-se para os padrões
silábicos recorrentes e autorizados pelas línguas estudadas. O ambiente
fonológico estudado na nossa pesquisa são as sequências ‘sP’, fricativa coronal
+ plosiva surda, que apresenta padrões distintos nas quatro línguas envolvidas
na pesquisa.
No que diz respeito à metodologia adotada, os sujeitos foram selecionados
depois de informações disponibilizadas através da aplicação de um
questionário. Em seguida, os participantes realizaram duas tarefas através das
quais foi possível coletar os dados: uma atividade de nomeação de imagens e
uma atividade de descrição de cenas. Ambas foram realizadas em inglês.
Considerando os dados coletados, podemos afirmar que a aquisição da
hierarquia de restrições do inglês como L2 no que diz respeito à sequência ‘sP’
não parece ser um grande desafio para os aprendizes em determinado estágio
de proficiência, visto que foram poucos os desvios encontrados mesmo diante
do contato com a hierarquia de uma L3. Com relação aos padrões desviantes, a
epêntese vocálica foi a estratégia mais utilizada, sendo a única na produção do
grupo que aprende espanhol como L3, o que nos parece indicar que as relações
tipológicas entre línguas possam constituir fator relevante na transferência de
padrões silábicos durante a produção.
Palavras-chave: Fonologia. Permeabilidade Fonológica. Aquisição Fonológica de Língua
Estrangeira. Sílaba. Teoria da Otimalidade.