A interpretação aspectual do morfema -ED por falantes nativos do português do Brasil aprendizes de inglês L2

Título: A interpretação aspectual do morfema -ED por falantes nativos do português do Brasil aprendizes de inglês L2
Orientador: Celso Vieira Novaes
Páginas:
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O objetivo deste trabalho é analisar a aquisição de morfemas aspectuais e suas associações com os traços de perfectividade e imperfectividade. Nosso foco particular consiste em analisar, especificamente, a aquisição do morfema –ED do inglês por falantes nativos do português do Brasil (PB), aprendizes de inglês L2.
Para isso, foram selecionados 30 (trinta) indivíduos, 15 (quinze) nativos do inglês dos EUA e 15 (quinze) nativos do PB aprendizes de inglês L2 e, aos dois grupos, foi aplicado um teste de produção escrita. O teste é composto por 30 (trinta) slides e cada slide é composto por três elementos: uma figura, uma expressão adverbial de tempo e um verbo na forma infinitiva, todos escritos em língua inglesa. A tarefa realizada pelos informantes consistia em criar uma frase utilizando os três elementos descritos acima. Aos aprendizes, uma segunda tarefa lhes foi atribuída, a de traduzir todas as frases criadas na primeira etapa do teste.
Com base nos resultados, pode-se concluir que: a) os aprendizes parecem ter adquirido o morfema –ED, b) os aprendizes de inglês, ao contrário dos nativos, ainda não associam o morfema –ED ao traço de imperfectividade, c) em contraste com os falantes nativos do inglês, os aprendizes usam, frequentemente, a estrutura “USED TO” para expressar o aspecto imperfectivo. Tais resultados mostram os dois estágios pelos quais a aquisição passa: primeiramente, a aquisição de morfemas e, segundo, a associação destes aos seus respectivos traços.

 

Categorias: Dissertações
Autor: Fernanda Nunes Estrêla