A formação de conectores concessivos e concessivo-condicionais instanciados pelo esquema [Xque] em português: uma análise construcional de mudança.

Título: A formação de conectores concessivos e concessivo-condicionais instanciados pelo esquema [Xque] em português: uma análise construcional de mudança.
Orientador: Profa. Dra. Maria Maura da Conceição Cezario
Páginas: 136

Este trabalho consiste numa análise diacrônica sobre a formação de construções concessivas e concessivo-condicionais instanciadas pelo esquema [Xque] na história do português, no qual as formas ainda e mesmo ocupam o lugar de X, tendo como suporte teórico a Linguística Funcional Centrada no Uso. Partimos da hipótese de que cada construção passou por um processo de construcionalização (Traugott e Trousdale, 2013), visto que houve mudança na forma e na função de cada uma delas. Processos cognitivos de domínio geral (cf. Bybee 2010) teriam atuado no processo de mudança linguística sofrido pelas construções e, ao longo da história do português, houve reestruturação da rede linguística da qual o esquema [Xque] faz parte. Defendemos também que as mudanças se deram de forma gradual, seguindo micropassos de mudança. Observamos que a forma ainda que ocorre, no corpus em análise, no século XIII, enquanto a forma mesmo que tem sua primeira ocorrência, no mesmo corpus, no século XVII, logo entendemos que esta última, por analogia a uma forma já existente na língua, tenha sido recrutada para o slot X, além de processos como metáfora e metonímia terem sido importantes na formação dos itens.

Categorias: Dissertações
Autor: Thiago dos Santos Silva