Título: A emergência de estruturas A-barra no contexto da aquisição do Português Brasileiro como língua materna
Orientadora: Márcia Dâmaso
Páginas: 256
Linha de pesquisa:Gramática na Teoria Gerativa
Nesta tese, investigamos a ordem de emergência das construções A-barra (interrogativas, tópico, clivadas, relativas e subordinadas) na aquisição do Português Brasileiro (PB) como língua materna, com a finalidade de discutir: (i) a constituição funcional da periferia esquerda da oração (RIZZI, 1997 e 2004) nas gramáticas iniciais; (ii) as operações sintáticas envolvidas na derivação das construções emergentes; e (iii) o estabelecimento de estágios para a aquisição de tais construções. Para a realização desta pesquisa, analisamos dados de fala espontânea de 23 crianças entre 1;10 e 5;0 anos de idade, divididos em amostras transversais (17 crianças) e em amostras longitudinais (6 crianças). Os dados observados mostram, por exemplo, que o surgimento dos diferentes tipos de interrogativas QU obedece a uma ordem de complexidade derivacional. Interrogativas e outras estruturas A-barra que envolvem um CP e uma operação Move surgem antes daquelas que envolvem dois CP e/ou duas operações Move, seguindo, então, uma hierarquia de níveis de complexidade sintática em sua ordem de emergência. Estes achados reforçam a hipótese de Soares (2003, 2004), segundo a qual as crianças pequenas são guiadas por princípios de economia no processo de aquisição. Assim, a emergência das diferentes estruturas A-barra é determinada pela complexidade de sua derivação. Construções menos complexas sintaticamente eclodem antes daquelas mais complexas.