A construção da mimese no reality show: uma abordagem sociocognitivista para o discurso reportado

Título:A construção da mimese no reality show: uma abordagem sociocognitivista para o discurso reportado
Orientadora: Lilian Ferrari
Páginas: 254

Linha de pesquisa:Mecanismos Funcionais do Uso da Língua

Tendo em vista os pressupostos teóricos da lingüística sociocognitiva, esta tese descreve e analisa uma rede de construções gramaticais de discurso reportado coletada do programa de TV Big Brother Brasil ( TV GLOBO 2002), um gênero discursivo recente que tem traços comuns com a commédia dell’arte e mescla atributos do cenário de conversação face-a-face com cenário ficcional. Postula-se que a figura retórica conhecida como mimese (discurso direto com imitação do gesto, da voz e das palavras de outrem) é um indício forte de um processo sociocognitivo que capacita os falantes a compreender e produzir criativa e lingüisticamente a voz do outro. Além disso, defende-se que as construções de discurso reportado têm relações estreitas com as construções de movimento causado e de transferência de movimento causado, via ligações de herança de extensão metafórica e de mesclagem. A partir da natureza do banco de dados, foi possível também verificar como o fenômeno se comporta em relação à prosódia, que se mostrou muito atuante. Em geral, o discurso direto apresenta tendências melódicas variadas, porém acumulativas e regulares, à medida que se reporta em primeira, segunda e terceira pessoa. Reportar outro diretamente tende à ênfase dos traços supra-segmentais. Reportar a si mesmo propende para a manutenção de uma melodia própria, o que também ocorre com o discurso indireto. Um dos achados mais interessantes é a metonímia “falar por pensar”, através da qual discursos proferidos e não-proferidos são reportados, endossando a hipótese de que ato de reportar, em conversação espontânea, exige pouco compromisso com o recurso original, e funciona como um eficiente recurso sociocognitivo no resgate e busca de aliados para a manutenção do prestígio social nas interações face-a-face.

Categorias: Teses
Autor: Rocha L.F.M.