A AQUISIÇÃO DE VERBOS INACUSATIVOS EM HEBRAICO COMO L2, POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO

Título: A AQUISIÇÃO DE VERBOS INACUSATIVOS EM HEBRAICO COMO L2, POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO
Orientadora: Marcia Maria Damaso Vieira
Páginas: 209

Resumo

Este trabalho visa a averiguar a aquisição dos verbos inacusativos no Hebraico como L2 por falantes nativos do PB, à luz da Teoria Gerativa ( Oshita , 1997; Hershensohn (1999); Yuan,1999; Sauter, 2002; Hertel, 2003; White, 2004; Lozano, 2008; Ramonovikj, 2011). Dentre as questões que nortearam a pesquisa estavam: (i) o papel da GU no processo de aquisição da inacusatividade da L2; (ii) o papel da L1 no processo de aquisição da inacusatividade na L2; (iii) o estágio em que se manifesta a distinção entre os dois tipos verbais intransitivos; (iv) o estágio em que se adquire os diagnósticos para a identificação da inacusatividade na L2; (v) a natureza do estado final da aquisição da inacusatividade. A fim de alcançar os objetivos foram elaborados quatro tipos de testes, todos contendo uma atividade de julgamento de gramaticalidade e outra de produção, que foram aplicados entre alunos do CLAC da UFRJ, ex-alunos do Curso Português-Hebraico da UFRJ e alunos de cursos livres. Os resultados dos testes revelaram que: (i) devido ao input ambíguo da L2, a distinção sintática entre as classes verbais é alcançada através de conhecimento prévio fornecido pela GU; (ii) não há transferência das propriedades inacusativas da L1 para a L2 ; (iii) a dstinção entre as classes verbais é adquirida nos estágios iniciais da aquisição; (iv) devido à natureza do input , os diagnósticos são adquiridos em estágios da aquisição mais tardios; e (v) o estado final da aquisição é divergente, mas ainda regulado pela GU, mesmo havendo fossilização em alguns contextos.

Categorias: Teses
Autor: Pablo Pullig Teixeira