A aquisição de interrogativas qu- do português brasileiro como L2 por hispanofalantes adultos

Título: A aquisição de interrogativas qu- do português brasileiro como L2 por hispanofalantes adultos
Orientador: Marcia Maria Damaso Vieira
Páginas: 161

O objetivo desta dissertação é o de investigar a aquisição de interrogativas do tipo Qu- do Português Brasileiro por falantes adultos de Espanhol. A escolha de tais línguas foi motivada pelo fato de terem valorações diferentes para a força do traço Q. Na L1 dos aprendizes, Q tem traços fortes e desencadeia a inversão entre sujeito e verbo nas interrogativas do tipo Qu-. Na L2, Q tem traços fracos, o que não permite essa inversão. A fim de explicar o processo de aquisição nesse contexto, adota-se a hipótese de transferência total e de acesso total à GU (WHITE, 1989, 2003). A partir dos dados obtidos por meio de aplicação de experimentos, é possível observar que, de fato, existe transferência do valor da força do traço Q da L1 para a L2. Isso explica a produção de sequências agramaticais com palavras Qu- na produção dos aprendizes de Português Brasileiro. Contudo, há, também, acesso à GU, na medida em que o valor da força do traço Q da L2 é adquirido. Essa mudança pode ocorrer em qualquer momento do processo de aquisição, dependendo da habilidade dos aprendizes de perceber gatilhos para essa alteração nos estímulos linguísticos. Alguns aprendizes da L2 mantêm em seu Léxico dois tipos de morfema Q: um, de traços fortes, como em sua L1; e outro, de traços fracos, como na L2. Assim, são capazes de produzir interrogativas do tipo Qucom e sem inversão entre sujeito e verbo, mesmo após o estágio final do processo de aquisição da L2. Outros aprendizes da L1, porém, abandonam os valores da L1 e chegam a uma gramática da L2 quase idêntica à dos falantes nativos.

Categorias: Dissertações
Autor: Rogério Santos Júnior