Orientador: Prof(a). Dr(a). Marilia Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes Costa
Páginas: 77
Resumo
A presente dissertação investiga o fenômeno das duplicações do passado em
sentenças produzidas por alunos da turma de educação de jovens e adultos (EJA),
segmento ensino médio. Os dados desta pesquisa foram selecionados através da coleta
de 39 testes produzidos por esses alunos durante o segundo semestre de 2018. A
análise dos dados foi realizada a posteriori e teve como objetivo a testagem das
principais hipóteses desta pesquisa: movimento, SAI, do- insertion. Dentre as
principais referências teóricas deste trabalho estão os estudos gerativistas de
Chomsky (1991) e Hattori (2003), que explicam a ocorrência do fenômeno como
resultado de uma operação muito marcada e que envolve um elevado custo de
processamento. Ademais, a pesquisa busca estabelecer uma relação entre exposição
ao input e ocorrência de duplicações de passado. Dentre os resultados, postulou-se
que do-insertion se mostrou a hipótese mais adequada para prever ocorrência do
fenômeno nos testes do tipo TFN (testes com frases negativas). No caso dos testes do
tipo TFI (testes com frases interrogativas), a hipótese do movimento e do-insertion
são concorrentes para análise do fenômeno.
Palavras-chave: duplicação de passado; aprendizes de Inglês como L2; tipologia verbal.