Orientador: Prof(a). Dr(a). Adriana Leitão Martins
Páginas: 187
Resumo
Esta tese tem como objetivo investigar como ocorre a aquisição morfossintática dos
subtipos de aspecto completivo, prospectivo, progressivo, aproximativo, retrospectivo,
imperfectivo, continuativo, terminativo, acelerativo e repetitivo propostos por Cinque
(1999, 2006) no português do Brasil (doravante PB). Esperamos, dessa forma,
contribuir para a descrição do processo de aquisição linguística de aspecto e para
ampliação de estudos em teoria de aspecto. A hipótese adotada nesta pesquisa é de que a
realização morfossintática dos aspectos propostos por Cinque (1999, 2006) na produção
linguística de crianças adquirindo o PB segue a ordem hierárquica dos sintagmas a eles
relacionados na hierarquia estrutural, sendo produzidos primeiramente os aspectos
alocados em sintagmas mais baixos e posteriormente aqueles alocados em sintagmas
mais acima dessa hierarquia. A fim de atingir o objetivo delineado, realizamos um
estudo múltiplo de caso de caráter qualitativo, com coleta de dados feita
longitudinalmente por meio de gravações da fala espontânea e semiespontânea de três
crianças adquirindo o PB. Como resultado, temos uma discrepância na ordem de
produção dos tipos de aspecto entre as três crianças participantes do estudo. Logo, não
pudemos nem refutar e nem confirmar a hipótese adotada. Apesar disso, foi verificado
que os primeiros subtipos de aspecto produzidos por todas as crianças analisadas
estavam realizados em sentenças que codificavam situações que estavam ocorrendo no
momento de fala ou que tinham ocorrido em um momento próximo ao de fala (subtipos
progressivo e perfeito), ratificando a proposta de Weist (1986) de que as primeiras
produções das crianças codificam sobretudo o “aqui e agora”.