A oralidade na educação básica: um estudo sobre o gênero seminário no ensino medio

Título: A oralidade na educação básica: um estudo sobre o gênero seminário no ensino medio
Orientador: Prof(a). Dr(a). Maria Cecília de Magalhães Mollica.
Páginas: 125

Resumo

Esta pesquisa analisa produções do gênero seminário em uma turma de 3a série do Ensino Médio. Objetiva verificar o domínio dos discentes acerca dos movimentos retóricos, estimando a adequação do emprego dos moves e de operadores lógicos e discursivos nas produções recolhidas para análise. Utiliza como referência o esquema proposto por Swales & Feak (2009) e apoia-se em teóricos na área de gênero textual e discursivo como Marcuschi (2010), Paiva e Gomes (2015), Fávero et al. (2011), Schiffrin (1987), Dolz, Schneuwly e Haller (2004), Travaglia (2006), Bronckart (2003). Leva em conta igualmente as diretrizes postuladas nos documentos legais, PCNs e BNCC, que norteiam o ensino de Língua Portuguesa. Os resultados conferem performance nem sempre alinhada à sequência esperada na retórica de exposições formais institucionalizadas e constata empregos de marcadores discursivos com pouca relação à estrutura do gênero seminário. Ao final, discute questões relativas à formação docente com alvo na efetividade pedagógica de gêneros orais na escola brasileira.

Palavras-chave:Gênero seminário; Movimentos retóricos; Marcadores discursivos; Ensino Médio.

 

Abstract

This research analyzes productions of the seminar genre, in Brazilian Portuguese, in a 3rd grade high school class. It aims to verify the mastery of students about rhetorical moves. It seeks to estimate the adequacy of the use of moves and of logical and discourse operators in the productions collected for analysis. It uses as reference the scheme proposed by Swales & Feak (2009) and relies on theorists in the area of textual and discourse genre such as Marcuschi (2010), Paiva and Gomes (2015), Fávero et al. (2011), Schiffrin (1987), Dolz, Schneuwly and Haller (2004), Travaglia (2006), Bronckart (2003). It also considers the guidelines postulated in the legal documents, PCNs and BNCC, which guide the teaching of Portuguese Language. The results confer performance not always aligned to the sequence expected in the rhetoric of formal institutionalized expositions and show uses of discourse markers with little relation to the structure of the seminar genre. At the end, it discusses issues related to teacher training aimed at the pedagogical effectiveness of oral genres in brazilian schools.

Keywords:Genre seminar; Rhetorical movements; Conversational markers; High School.

Categorias: Dissertações
Autor: Rachel Facchini de Oliveira