Título: Aquisição fonológica das líquidas em padrões CV e CCV
Orientador: Prof. Dr. Gean Nunes Damulakis
Páginas: 116
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar e descrever os dados sobre /ɾ/ e /l/ em posições de CV e CCV nas produções de 58 crianças, falantes do português do Brasil, com idades entre três e sete anos. Para fins de organização, dividimos os participantes em dois grandes grupos: crianças pré-escolares, de três a cinco anos, integram o grupo 1; e crianças de seis e sete anos, estudantes do 1o ano do ensino fundamental, integram o grupo 2. Considerando os resultados de Machado (2018), ampliamos nossos objetivos e hipóteses ao olharmos para os dados sob a perspectiva da Teoria Autossegmental encontrada em Clements e Hume (1995). Com isso, focalizamos a diferença de aquisição entre as líquidas a partir da observância do comportamento do traço [±contínuo] para tais segmentos, além de buscar atestar se, conforme nos indica Ribas (2006), a direção da aquisição ocorre de acordo com o modelo top-down. Como metodologia, sistematizamos nossos dados em quatro fatores — segmentos líquidos; qualidade dos onsets; em caso de onset complexo, o tipo C1; e tonicidade da sílaba analisada — e aplicamos testes de eliciação por meio de imagens apresentadas por slides em PowerPoint, nas quais era solicitada a nomeação da cena vista. Ao fim das análises e discussões, nossas hipóteses iniciais acerca da valoração negativa do traço [contínuo] para a lateral e da aquisição top-down pareceram ser atestadas eficazmente.
Palavras-chave: Líquidas alveolares. Onsets. Teoria Autossegmental. Modelo top-down.
Abstract
This research aims to analyse and describe the occurrence of /ɾ/ e /l/ in CV and CCV positions observed in the production of 58 children – aged three through seven. In order to organize the data, we divided the participants into two groups: (i) Group I: preschool children – aged three through five – and (ii) Group II: children aged six and seven – students of the first term of elementary school. Taking the results found in Machado (2018) into account, we extended our aims and hypotheses as we examined the data from the perspective of Autossegmental Theory (CLEMENTS e HUME, 1995). Thus, we focused on the difference of acquistion among liquids observing the behavior of the feature [±continuant]. Moreover, we attempted to prove, in accordance to Ribas (2006), that the acquisition process takes place following top-down strategies. Methodologically, we analysed the data considering four factors – (i) liquids; (ii) quality of onsets; (iii) the C1 of complex onset and (iv) the stress patterm of the analysed syllable – and applied elicitation tests using images presented in PowerPoint slides that the childern were supposed to describe. At the end of the analyses and discussions, our first hypotheses concerning the valoration of the feature [±continuant] and the top-down processing during language acquisition could be attested efficiently.
Keywords: Alveolar liquids. Onsets. Autossegmental Theory. Top-down Model.