Título: Aquisição de interrogativas indiretas do inglês por falantes nativos de PB aprendizes de inglês como l2
Orientador: Profa. Dra. Marcia Maria Damaso Vieira
Páginas: 121
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar a aquisição das interrogativas indiretas em inglês como L2, por falantes nativos de português brasileiro (PB). Para tanto, buscou-se investigar os papéis da língua materna (L1) e da Gramática Universal (GU) no processo. Adotamos como hipótese inicial Transferência Parcial e Acesso Total, sugerida por Sauter (2002) e aceita por White (2004), segundo a qual há transferência de algumas propriedades dos traços dos núcleos funcionais da L1 para a L2 e também há acesso à GU durante esse processo. O acesso à GU pode ser constatado não só pelo fato de que o aprendiz pode alcançar a gramática –alvo, mas também pelo fato de que aprendizes de inglês como L1 e L2 passam por estágios semelhantes, cometendo os mesmos tipos de desvios. Para a realização deste estudo, foram aplicados experimentos entre aprendizes de Inglês como L2 de diferentes instituições de ensino. Os sujeitos realizaram testes de produção e de julgamento de gramaticalidade de interrogativas.
Palavras-chave: Aquisição de L2; L1vs. L2; Interrogativas Indiretas; GU.
Abstract
The aim of this study is to investigate indirect question acquisition in L2 English, by native speakers of Brazilian Portuguese (BP). Therefore, we sought to investigate the roles of L1 and Universal Grammar (UG) in the process of acquisition. We have adopted as our initial hypothesis Partial Transfer and Full Access suggested by Sauter (2001) and defended by White (2004), according to which there is both transfer of some L1 functional properties and access to UG during this process. Access to UG can be observed not only by the fact that the learner can acquire L2 grammar but also by the fact that both L1 and L2 learners go through the same stages, making the same kinds of errors. In order to carry out this study, experiments were elaborated and applied among students from different educational institutions. The participants underwent production and grammaticality judgment tests.
Keywords: L2 Acquisition; L1 vs. L2; Indirect questions; UG.