Título: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE CONSTRUÇÕES: investigando a complementação sentencial do Português Brasileiro.
Orientador: Prof. Dr. Diogo Oliveira Ramires Pinheiro
Páginas: 150
Resumo
Em sua crítica à abordagem de Goldberg (1995), Croft (2012) sugere que a noção de polissemia construcional deve, ao menos em alguns casos, dar origem a uma abordagem baseada em uma rede hierárquica de construções, na qual os níveis intermediários são definidos a partir de classes semânticas e níveis mais abaixo apresentam preenchimento lexical. Apesar de teoricamente interessante, essa proposta produz uma dificuldade prática: como identificar as classes semânticas que se constituem como construções intermediárias de uma rede construcional? Este trabalho se configura como uma tentativa de responder a essa questão. Tomando como objeto a Construção de Complementação Sentencial do português brasileiro (PB), que se manifesta em instâncias como “Ele disse que a aula foi maravilhosa” e cuja forma abstrata pode ser capturada como SUJEITO + VERBO + ORAÇÃO INTRODUZIDA PELO COMPLEMENTIZADOR “QUE”, propomos – e aplicamos – um caminho metodológico para delimitar as classes semânticas que definem as construções intermediárias em uma rede taxonômica de construções gramaticais. O método se baseia, fundamentalmente, em um processo bottom-up, que parte de exemplares concretos para chegar, gradualmente, a categorias progressivamente mais abstratas. Assim, o passo a passo proposto prevê a busca, em corpus, por tokens da construção em estudo, o mapeamento de construções com verbo especificado à luz da Teoria dos Exemplares (Bybee 2006; 2010; 2013), a postulação de categorias semânticas abstratas por meio da observação dos atributos semânticos latentes em clusters de exemplares e a realização de dois experimentos linguísticos: o primeiro se presta a verificar a realidade psicológica dos clusters e categorias propostos, ao passo que o segundo busca identificar se as classes semânticas foram definidas em um nível apropriado de generalidade, a fim de evitar a supergeneralização. Neste trabalho, esse método foi aplicado, ainda que de forma parcial, a 107 types da CCS, permitindo a postulação tanto de um mapa de exemplares quanto de uma rede construção com diferentes níveis de esquematicidade.
Palavras-chave: Complementação sentencial. Construção gramatical. Supergeneralização. Exemplares. Construções intermediárias.
Abstract
In his critique of Goldberg’s (1995) approach, Croft (2012) suggests that the notion of constructional polysemy should, at least in some instances, lead to an approach based on a hierarchical constructional network, in which the intermediate levels are defined from semantic classes and lower levels are lexically filled. Even though it is theoretically interesting, this proposal presents a practical obstacle: how to identify the semantic classes that constitute themselves as intermediate constructions of a constructional network? This work constitutes itself as an attempt of answering this question. Taking as our object the Sentential Complementation Construction (SSC) of Brazilian Portuguese (BP), which manifests itself in instances such as “Ele disse que a aula foi maravilhosa” (He said that the class was wonderful) and tales the abstract form SUBJECT + VERB + CLAUSE INTRODUCED BY COMPLEMENTIZER “QUE”, we propose – and implement – a methodological procedure in order to narrow down the semantic classes that define the intermediate constructions in a taxonomic constructional network. The method is fundamentally based on a bottom-up process, which stems from concrete exemplars to gradually reach categories that are progressively more abstract. Therefore, the step-by-step includes the corpus-based research for tokens of the construction assessed, the mapping of verb-specific constructions based on the Exemplar Theory (Bybee, 2006; 2010; 2013), the postulation of abstract semantic categories through the observation of the latent semantic attributes in clusters of exemplars, and the undertaking of two linguistic experiments: the first one intends to verify the psychological reality of the clusters and categories proposed, whilst the second one intends to identify whether the semantic classes were defined in an appropriate level of generality in order to avoid overgeneralization. In this work, this method was applied, though in a partial way, to 107 types of the SSC, enabling the postulation of a map of exemplars as well as of a constructional network with different levels of schematicity.
Keywords: Sentential Complementation. Grammatical construction. Overgeneralization. Exemplars. Verb-class specific construction.