Aquisição/Aprendizagem de L3: investigando a transferência de L1 e L2

Título:Aquisição/Aprendizagem de L3: investigando a transferência de L1 e L2
Orientador: Gean Nunes Damulakis
Páginas: 129

Pretendemos realizar, nesta dissertação, a investigação do estágio inicial do processo de aquisição de língua alemã como terceira língua por falantes de português brasileiro como língua materna, que já tenham sido expostos formalmente ao inglês como segunda língua. Verificaremos, para tanto, a ocorrência ou não da transferência fonológica de padrões silábicos do português e do inglês na produção de aprendizes de língua alemã como terceira língua à luz dos pressupostos da Teoria da Otimalidade. Neste caso, é importante atentar para tais padrões recorrentes e autorizados pelas línguas envolvidas, além de observar quais elementos são permitidos em cada posição dentro da sílaba. O alvo da nossa pesquisa é a produção de sílabas iniciais formadas por onsets complexos no padrão [SC], no qual [S] representa o grupo de fricativas coronais e [C], as plosivas surdas. Esse ambiente fonológico chama nossa atenção por apresentar padrões distintos nas três línguas. A fim de coletar informações sobre os sujeitos, foi aplicado um questionário, de modo a mapear dados e averiguar quais dos entrevistados se encaixavam no perfil necessitado. Além de informações pessoais, perguntou-se aos candidatos acerca das línguas dominadas e tempo de estudo. Depois de selecionados, os participantes realizaram duas tarefas através das quais foi possível coletar os dados para nossa pesquisa: a leitura em voz alta e uma entrevista. Ambas as atividades foram realizadas em alemão.

Categorias: Dissertações
Autor: Brenda da Silva Barreto