O gênero Resenha Acadêmica: um estudo sobre sua organização retórica e o uso de Sintagmas Nominais Complexos.

Título:O gênero Resenha Acadêmica: um estudo sobre sua organização retórica e o uso de Sintagmas Nominais Complexos.
Orientador:
Páginas: 76

Esta dissertação apresenta um estudo do gênero Resenha Acadêmica, observando, especialmente, a sua organização retórica e o uso de Sintagmas Nominais (SNs) complexos. Como abordagem, baseamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Gêneros e conceitos da Linguística Funcional. Para analisar a organização retórica da Resenha Acadêmica, aplicamos o modelo CARS (Create a research space) de John M. Swales (1990) adaptado por Motta-Roth (1995). O corpus é constituído por 12 resenhas de Psicanálise e 10 de Linguística publicadas em periódicos conceituados no meio acadêmico. Na análise, observamos, principalmente, o padrão de organização retórica e possíveis diferenças entre as áreas. Quanto ao uso de SNs complexos, analisamos a correlação entre o seu uso e o gênero Resenha Acadêmica. A motivação dessa escolha vem do fato de a resenha acadêmica possuir informações mais resumidas e compactas, pois é esperado que o resenhista desenvolva uma síntese e uma avalição do livro, favorecendo o uso de SNs complexos. Foram considerados como SNs complexos aqueles que, contando com o núcleo, possuem três ou mais constituintes. A presente análise explorou, principalmente, o Princípio de Informatividade (Cf. PRINCE, 1981) e as correlações entre o peso do constituinte e a ordem na oração (Cf. WASOW, 1997). Como critério para medir a complexidade dos SNs, correlacionamos os aspectos formais, tais como o número de itens lexicais, o uso ou não de nominalizações, a presença ou não de encaixes com aspectos sintático-discursivos: a função sintática do SN, a sua posição na oração e o status informacional. Os resultados mostram que as resenhas brasileiras analisadas apresentam algumas diferenças em relação ao padrão encontrado por Motta-Roth (1995). Em relação à complexidade dos SNs, encontramos um alto índice de nominalizações e encaixes.

Categorias: Dissertações
Autor: Débora Carvalho de Almeida Pinto