Título:Habilidades do Processamento Auditivo e Conhecimento Fonológico em Crianças com Desenvolvimento Típico
Orientadora: Christina Abreu Gomes
Páginas: 144
Linha de pesquisa:Modelos Funcionais Baseados no Uso
A presente dissertação teve como objetivo analisar a emergência da gramática fonológica em crianças com desenvolvimento típico e averiguar a existência da relação entre o processamento auditivo central (PAC) e conhecimento fonológico.
Fundamentada nos pressupostos teóricos da Fonologia de Uso e Fonologia Probabilística, a hipótese geral é que o conhecimento fonológico relacionado às restrições fonotáticas da sílaba emerge a partir das representações das palavras armazenadas do léxico. Assim, o esperado é que quanto maior o léxico mais estruturas fonológicas farão parte da gramática fonológica abstraída do falante e mais robustez será conferida às representações. Outra hipótese investigada se refere à existência da relação entre habilidades do PAC e robustez do conhecimento fonológico abstrato. Para testar essas hipóteses foi utilizado um teste de repetição de não-palavras com o propósito de avaliar o conhecimento fonológico do falante através da acuracidade na repetição, o teste de vocabulário receptivo Peabody, a prova de nomeação do ABFW e uma triagem do PAC. Os resultados ratificam a hipótese geral de que o conhecimento fonológico emerge do léxico. As crianças com léxicos maiores apresentaram grau de acuracidade na repetição maior do que as crianças com léxicos menores. Além disso, foi encontrado o efeito de frequência, isto é, as não-palavras compostas por sílabas de alta frequência foram repetidas de forma mais acurada que as não-palavras composta por constituintes de baixa frequência, entretanto, esse efeito tendeu a desaparecer a medida que o léxico aumentou de tamanho. Os resultados demostraram também não haver relação entre o desempenho na triagem do PAC e o grau de acuracidade na repetição. No entanto, mais estudos precisam ser feitos para esclarecer de forma mais aprofundada essas relações.