Título: Tempo e aspecto na demência do tipo Alzheimer: um estudo longitudinal
Orientadora: Celso Vieira Novaes
Páginas: 175
O objetivo deste estudo é investigar possíveis alterações na expressão linguística de Tempo e Aspecto de pacientes portadores da demência do tipo Alzheimer (DTA), mais especificamente alterações relacionadas à produção. Além disso, objetiva-se contribuir para o entendimento acerca do comprometimento cognitivo subjacente a essas eventuais alterações.
A fim de alcançar esses objetivos, foi desenvolvido um estudo de caso de caráter longitudinal. Foi selecionada uma paciente portadora da DTA, que foi submetida a quatro aplicações de duas avaliações de naturezas distintas: uma avaliação neuropsicológica, cujo objetivo é investigar um comprometimento cognitivo mais geral e conceptual, e uma avaliação linguística, cujo objetivo é investigar possíveis alterações na expressão linguística de Tempo e Aspecto.
Em relação aos resultados obtidos por meio da avaliação neuropsicológica, detectou-se um declínio até a terceira aplicação dos testes e uma estabilidade na quarta aplicação. Em relação aos resultados obtidos por meio da avaliação linguística, foi detectado um comprometimento cada vez maior na expressão linguística de Tempo e Aspecto até a quarta aplicação.
A análise desses resultados sugere que as alterações na expressão linguística de Tempo e Aspecto, detectadas até a terceira aplicação dos testes, podem decorrer de um comprometimento no sistema linguístico ou em sistemas não linguísticos. Já o declínio na expressão linguística de Tempo e Aspecto, detectado na quarta aplicação, parece decorrer de um comprometimento no sistema linguístico. Foi refutada, portanto, a hipótese de que as alterações na produção de Tempo e Aspecto na DTA são decorrentes exclusivamente de um comprometimento cognitivo em sistemas não linguísticos.