O comportamento dos parâmetros prosódico-temporais em narrativas orais em PLE: evidências para o descritor fluência

Título: O comportamento dos parâmetros prosódico-temporais em narrativas orais em PLE: evidências para o descritor fluência
Orientadora: Myrian Freitas
Páginas: 101

Linha de pesquisa:Tecnologia Linguística e Materiais Pedagógicos

O crescente interesse pelo aprendizado de línguas estrangeiras se confunde com o desejo de todo aprendiz de ser fluente em LE. Ser capaz de demonstrar segurança ao se comunicar na língua-alvo, sobretudo em situação de avaliação, em exame de proficiência oral, requer mais que uma produção acurada de segmentos ou conhecimento de estruturas gramaticais da LE. É preciso apresentar fluidez na fala. A questão é que, apesar de ser um objetivo tão comum entre aprendizes, estudiosos na área de ALE e professores de LE concordam com a dificuldade em definir fluência. Buscamos investigar o fenômeno prosódico-temporal pausa, envolvido no fator fluência com o objetivo de oferecer a descrição de parâmetros prosódico-temporais para cinco tipos de pausas, estabelecidos por motivação cognitiva, de acordo com localização no enunciado. Com análise descritiva dos parâmetros prosódicos número, duração, tempo e velocidade de fala, buscamos indicar quais deles são os mais eficientes para cada tipo de pausa, em avaliação de níveis de fluência. A análise foi empreendida em um corpus formado por sete narrativas orais e espontâneas, produzidas por nativos do inglês, aprendizes do PB. Os aprendizes selecionados, foram classificados de acordo com os níveis estabelecidos pelo Conseil de l’Europe, em A1/A2 (elementar), B1/B2 (independente) e C1/C2 (experiente), gerando narrativas com diferentes níveis de fluência. A pesquisa mostrou a relevância de dois tipos de pausa e de mais de um parâmetro prosódico para o julgamento de fluência.

Categorias: Dissertações
Autor: Lia Abrantes Antunes Soares