Título: Explicitando a modularidade na teoria da mente: um teste ToM sobre ToM
Orientador:Aniela Improta França
Páginas: 100
Teoria da Mente (ToM) é uma habilidade cognitiva de o indivíduo entender os outros como agentes intencionais independentes (seres possuidores de razão, volição e intenção próprias as quais geralmente são diferentes das do indivíduo com quem estão interagindo). ToM se relaciona com a possibilidade de teorizar sobre a mente do outro. Esta é uma ação básica para a maioria das situações interacionais com as quais nos envolvemos. A problematização do fenômeno apareceu primeiro na literatura em um experimento feito com crianças de 3 a 6 anos. Neste experimento, a criança pesquisada ouvia uma história em que um dos personagens sabia menos da trama do que a própria criança-sujeito. Trata-se de um experimento que se propõe investigar a interação entre sintaxe, Teoria da Mente e outros módulos cognitivos. A realização desse estudo se justifica, pois com a inserção de mais um encaixe no protocolo clássico de ToM observamos uma interação dinâmica entre a cognição que nos permite uma leitura das diferentes idades e ToM. Utilizou-se, como metodologia, o protocolo de Sally-Anne, em que aferíamos ToM de primeira e segunda ordem em crianças de 3 a 16 anos. Os resultados nos direcionam a pensar que haja uma rica gradação nesta cognição.