Representação e acesso ao conhecimento fonológico em crianças com dislexia do desenvolvimento

Título: Representação e acesso ao conhecimento fonológico em crianças com dislexia do desenvolvimento
Orientador:Christina Abreu Gomes
Páginas:
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O presente estudo analisou o desempenho de 11 crianças disléxicas e 13 crianças com desenvolvimento típico – ambos os grupos com idades entre os 8 e os 11 anos – em um teste de Nomeação de Figuras, a fim de investigar a natureza da dificuldade para recuperação de palavras apresentada pelo grupo experimental. Para tanto, tomou-se como embasamento teórico os Modelos Multirrepresentacionais de Linguagem, que pressupõem a abstração da linguagem de forma gradual, em diferentes níveis, a partir de um léxico organizado em redes de conexões. Os resultados mostraram que os disléxicos forneceram mais respostas incorretas do que o grupo controle, mas foram capazes de aumentar o número de respostas corretas após pistas semânticas e, principalmente fonológicas, fornecidas pelo examinador durante o teste. Ainda, as substituições fonológicas realizadas pelos disléxicos diferiram em quantidade mas não em termos da sua natureza com relação às substituições realizadas pelo grupo controle. Para ambos os grupos, as substituições fonológicas evidenciaram preservação da representação da informação fonológica abstrata da forma da palavra, assim como da informação fonética fina, apesar de o acesso à forma da palavra no léxico se apresentar dificultado, principalmente nas palavras de baixa freqüência. Estes resultados localizam o problema em termos do acesso às formas das palavras no léxico e indicam a preservação dos padrões fonológicos abstratos dos quais as formas das palavras são feitas, explicando também a inexistência de déficits fonológicos mais significativos no discurso oral dessas crianças.

Categorias: Dissertações
Autor: Clara Oliveira Esteves