Título:“Desliga senão acaba a pilha!” O uso de construções formulaicas na aquisição de condicionais
Orientador: Lilian Ferrari
Páginas: 80
O presente trabalho investiga o uso de construções condicionais por crianças em processo de aquisição da linguagem, a partir do referencial teórico da Lingüística Cognitiva. As construções formulaicas do tipo [X senão Y] são enfocadas no estudo, considerando-se a freqüência significativa com que ocorrem no discurso infantil e suas peculiaridades formais e funcionais. A metodologia empregada envolveu registros em áudio de duas crianças, uma do sexo masculino e uma do sexo feminino, e posteriores transcrições que constituíram a fonte de dados para a análise. Os resultados da pesquisa permitiram que se estabelecesse a generalização semântico-pragmática de que as construções [X senão Y] apresentam atos de fala diretivos (pedidos, perguntas, etc) na posição X, e justificativas para esses atos na posição Y. Tais características resultam do fato de que essas construções desempenham funções pragmáticas específicas em contextos interacionais, a saber: a criança se sente compelida a justificar um ato de fala que acabou de realizar (produção da construção completa pela criança) ou atende a uma solicitação de justificativa por parte do adulto (produção compartilhada)