Processamento da leitura de orações relativas: Um estudo comparativo entre crianças com dislexia e grupo controle

Título: Processamento da leitura de orações relativas: Um estudo comparativo entre crianças com dislexia e grupo controle
Orientador: Marcus Maia
Páginas:
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Analisa-se o processamento da leitura em crianças com e sem dislexia, avaliando sua sensibilidade a concordância de numero,através de tarefa de leitura auto monitorada, observando tambem respostas interpretativas finais. A compreensão da concordâncias era examinada em periodos em que uma oração relativa e aposta aum sintagma nominal (SN) complexo. Pesquisas sobre a compreensão de oracoes relativas por parte de indivíduos adultosfalantes de portugues brasileiro e europeu sem dislexia, como os de Lourenço-Gomes (2003) e Maia, Lourenço-Gomes & Moraes (2004)evidenciaram preferência por aposição alta em estudos off-line (questionário). Por outro lado, Maia et alii (2007) usam medidas on-line e off-line no mesmo instrumento experimental, observando preferência por aposição alta na medição off-line e aposição baixa na medição on-line. Na presente pesquisa, que utiliza técnica semelhante autilizada em Maia et alii (2007)observam-se diferencas nos tempos de leitura (on-line)com maiores latências para os dislexicos, mas asrespostas off-line nao diferem significativamente entre os doisgrupos. O experimento evidencia que as criancas sem dislexia apresentam desempenho na leitura e compreensao de orações relativas apostas a SNs complexos, semelhante ao verificado em adultos em estudos equivalentes com falantes de portugues brasileiro e europeu. As criancas dislexicas demonstraram menos15sensibilidade na tarefa on-line, nao apresentando preferência de aposição (seja local, ou nao local), embora apresentem o mesmopadrao de resposta off-line que o grupo controle. Os resultados deste experimento podem contribuir para a prática fonoaudiologica e para os estudos da Psicolingüística.

Categorias: Dissertações
Autor: Luciana Mendes Pereira