Título:Educando a distância: um estudo de estratégias lingüístico-textuais
Orientador: Maria Cecília Mollica
Páginas: 201
Esta dissertação tem como objeto de estudo o texto do material impresso voltado para a educação a distância – EAD –. Ao analisá-lo nos confrontamos com o seguinte problema: de que forma esse texto é capaz de suprir lingüístico e textualmente as dificuldades interacionais decorrentes de uma situação de aula sem a presença do professor? Para solucionar essa questão, as hipóteses que nortearam esta dissertação foram: 1) o texto do material impresso para EAD apresenta características que funcionam como valioso instrumento para que as barreiras relacionadas à distância física professor-aluno sejam rompidas e o conhecimento possa ser difundido de maneira eficaz nesta modalidade de ensino e; 2) para suprir a ausência da figura do professor, o texto escrito assume características da linguagem oral utilizada em sala de aula e é organizado textualmente visando aproximar-se, ao máximo, das etapas de uma aula presencial. Com o estudo, verificamos que: 1) escrever para EAD não é o mesmo que escrever um texto teórico tradicional; 2) as estratégias lingüísticas de interação são utilizadas para simular uma conversa didática entre professor e aluno, tal qual espera-se de uma aula que permita a interação face a face e; 3) as estratégias textuais de organização do conteúdo auxiliam o aluno – já tão habituado ao ensino tradicional – a criar uma cultura de como estudar a distância partindo do modelo de aula que já é de seu conhecimento.