O Desenvolvimento da Consciência Fonológica e o Processamento Auditivo em crianças daúltima série do ensino infantil.

Título: O Desenvolvimento da Consciência Fonológica e o Processamento Auditivo em crianças daúltima série do ensino infantil.
Orientador:Maria Maura da C. CezarioJuliana Pereira
Páginas:
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O objeto deste estudo é a aquisição e o desenvolvimento da consciência fonológica antes do processo de alfabetização e sua correlação com o processamento auditivo em crianças cursando o Jardim 3 com idades entre 5 anos e 2 meses e 6 anos e 1 mês . Os postuladosutilizados foram da Fonologia de Uso (Bybee,2001). A pesquisa dividiu-se em três etapas: aplicação do teste de consciência fonológica, avaliação do processamento auditivo e interpretação dos resultados encontrados. Os dados encontrados apontam os seguintes resultados: as habilidades de rima, aliteração, síntese e segmentação silábica estão plenamente desenvolvidas nessa faixa etária de acordo com o protocolo do teste de consciência fonológica utilizado (Capovilla & Capovilla, 1998). Os resultados das habilidades de transposição e manipulação silábica apresentaram alto desvio padrão. Ao analisar tais resultados poderíamos sugerir que tais habilidades não são plenamente desenvolvidas nessa faixa etária, porém observamos que os itens utilizados na avaliação destas habilidades não possuem correspondência fonética quando é feita a manipulação, tal fato pode estar contribuindo para o resultado dispersivo encontrado na amostra. Soma-se a isso o fato de que para que tais provas fossem realizadas com eficácia seria necessário dissociar o significado do significante, o que ainda não pode ser realizado nessa faixa etária. Vale ressaltar que toda a amostra apresentou resultados adequados na avaliação do processamento auditivo.

Categorias: Dissertações
Autor: Juliana Pereira