Título: Em busca de subisídios para o conhecimento da Dislexia em alunos da EJA: uma abordagem sobre leitura e cálculo
Orientador: Maria Cecília de Magalhães Mollica e Marisa Leal (co-orientadora)
Páginas: 126
Tendo em vista a realidade das dificuldades para o aprendizado de alunos adultos em processo de alfabetização, o objetivo principal deste trabalho consiste na investigação de dificuldades no que se refere à leitura e à matemática, considerando as possíveis relações entre as duas áreas. Para isso, houve a aplicação de testagens em alunos inseridos no Programa de Alfabetização da UFRJ. Os experimentos abrangem algumas habilidades e conhecimentos prévios considerados fatores cruciais de influência para a aprendizagem. Para proceder à análise dos resultados dos testes tomamos como suporte teórico os autores Ferreiro (1999), Vygotsky (1998), Garcia (1998), Palacios (2004), Scliar-Cabral (2004) e Freire (1997). Constatamos, em linhas gerais, que as dificuldades de aprendizagem em leitura e também em matemática, enquanto diagnóstico para alfabetizandos adultos, carece de pesquisas que considerem peculiaridades no que se refere à natureza da aprendizagem e influência de fatores extrínsecos. As dificuldades encontradas na pesquisa não podem, entretanto, serem enquadradas em casos típicos, dado que os parâmetros observados não permitem atestar que haja relações conclusivas entre as dificuldades de leitura e cálculo. O tempo de afastamento da escola parece influenciar alguns diferenciais em resultados específicos para cada uma das áreas.https://drive.google.com/file/d/1AB-LbNxDFuUaJYEUviHU-Bwb9ZShEM95/view?usp=sharing