Título: A Emergência de Padrões Fonológicos: A Aquisição dos Ditongos Decrescentes Orais do PB
Orientador:Christina Abreu Gomes
Páginas: 148
O objeto deste estudo é a aquisição de núcleos silábicos complexos, especificamente de ditongos decrescentes orais do português brasileiro a partir dos postulados da Fonologia de Uso (Bybee, 2001) e da Fonologia Probabilística (Pierrehumbert, 2003). A dissertação dividiu-se em três etapas: verificação da proposta de Bonilha (2003), desenvolvida dentro da teoria da otimalidade, que propõe um ranqueamento de restrições fonéticas e silábicas para aquisição dos ditongos; análise das freqüências de tipos de ditongos e do status morfológico das palavras na aquisição e análise da variabilidade entre [ey] ~ [e] e [ay] ~ [a]. Para tal, constitui-se uma amostra da fala de crianças em idade pré-escolar, que foi dividida em oito faixas etárias (2; 2:3; 2:7; 3; 3:3; 3:7; 4; 4:6). Os dados apontam os seguintes resultados: a aquisição dos diversos tipos de ditongos não é explicada apenas por aspectos fonológicos, mas também pela freqüência de itens lexicais; os ditongos com freqüência de token alta, como /aw/ e /ew/ são adquiridos primeiroque os de freqüência mais baixa; o status morfológico das palavras parece influenciar a aquisição de certos ditongos. Assim, [єj] presente na forma plural dos substantivos terminados em – el, (anel, papel), possivelmente, depende da aquisição desse plural. Já em relação ao estudo da variação, observou-se que o uso da forma monotongada é quase categórico. Daí, postula-se que as redes de conexões de /ey/ e /ay/ em contexto variável são fracas, já que as crianças mais novas ainda não adquiriram um número considerável de itens lexicais que o possuem, impossibilitando a generalização deste padrão. As crianças mais velhas aumentam o uso da forma ditongada, o que possibilita dizer que mais itens foram adquiridos, tornando as conexões mais fortes a ponto de ocorrer o reforço desse ditongo. Há evidências de que as crianças adquirem a distribuição dos contextos de ocorrência das variantes, incluindo as restrições fonotáticas e os contextos variáveis da fala dos adultos.