Aspectos linguisticos-cognitivos da Síndrome de Asperger: projeção, mesclagem e mudança de enquadre

Título:Aspectos linguisticos-cognitivos da Síndrome de Asperger: projeção, mesclagem e mudança de enquadre
Orientadora:Lilian Ferrari
Páginas: 225

Linha de pesquisa:Mecanismos Funcionais do Uso da Língua

Esta tese de doutorado buscou estabelecer critérios de identificação das as dificuldades lingüístico-cognitivas apresentadas por pacientes com Síndrome de Asperger. Do ponto de vista lingüístico, não são evidentes problemas estruturais, mas indivíduos com Síndrome de Asperger apresentam dificuldades na compreensão de fenômenos lingüísticos de natureza figurativa, tais como metonímias e metáforas, além de algumas estruturas como sintagmas nominais nãocomposicionais, construções contrafactuais e piadas. A pesquisa lançou mão de parâmetros baseados na Lingüística Sociocognitiva, através da noções de projeção, mesclagem e mudança de enquadre. Os resultados apontaram para uma relação hierárquica desses fenômenos, o que favoreceu a identificação de graus de severidade da síndrome.

Categorias: Teses
Autor: Silva R.M.P.