Atitude lingüística e mudança: um estudo sobre as variantes de objeto direto anafórico

Título: Atitude lingüística e mudança: um estudo sobre as variantes de objeto direto anafórico
Orientadora: Christina Abreu Gomes
Páginas:
 201

Linha de pesquisa: Gramática na Teoria Gerativa

Pesquisas sobre a língua portuguesa no Brasil têm indicam mudança nas representações do objeto direto anafórico, sendo a variante padrão, o pronome clítico, substituído por outras estratégias como o pronome lexical e a categoria vazia. Embora tais pesquisas apontem essa mudança, pouco se sabe sobre a atitude dos indivíduos diante dessas variantes: do pronome clítico, dotado de certo prestígio, do pronome lexical, estigmatizado pela escola ou da variante considerada neutra, a categoria vazia. Assim, a partir dos pressupostos da Sociolingüística e do problema da avaliação conforme postulado por Labov (1966), o objetivo do presente trabalho é investigar a atitude lingüística de alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior em relação ao objeto direto anafórico. Para tanto, foram escolhidas algumas das variáveis lingüísticas postuladas por Duarte (1986) com as quais foram elaborados dois testes: um teste de áudio, com as variantes menos perceptíveis e um teste escrito, com as variantes mais visíveis, ambos checando a modalidade falada quanto a modalidade escrita. Acredita-se que essa metodologia permitirá compreender o papel da escola no desenvolvimento da atitude lingüística desses estudantes. Independente do tipo de teste ou da modalidade a que foi aplicado, os informantes da 5ª série não diferenciaram significativamente as variantes. Os alunos do Ensino Médio e os Universitários apresentaram comportamento diferenciado para o pronome clítico e para o pronome lexical, dependendo do tipo de teste, da modalidade avaliada e da estrutura, mantendo-se, no entanto, neutros em relação à categoria vazia, o que aponta influência da escolaridade no comportamento dos informantes.

Categorias: Teses
Autor: Marcia Dias Lima da Silva