Título: Alfabetização de Jovens e Adultos: consciência fonológica e desenvolvimento lingüístico
Orientadora: MMyrian Azevedo
Linha de pesquisa: Gramática na Teoria Gerativa
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como os alfabetizandos jovens e adultos constroem seus conhecimentos acerca do sistema de escrita alfabética e qual o papel que as habilidades metalingüísticas de reflexão fonológica, designadas como consciência fonológica, assumem no processo de alfabetização. O estudo partiu da hipótese de que o perfil lingüístico do aprendiz influencia a percepção e o domínio do código escrito durante a alfabetização e se reflete em seu desempenho ao longo do processo. O corpus utilizado para a pesquisa foi coletado em duas etapas. A primeira através de registros e gravações de testes de consciência fonológica, realizados com alfabetizandos jovens e adultos. Na segunda etapa, os dados foram coletados através de entrevistas com alfabetizandos e seus respectivos alfabetizadores. O trabalho apresenta um breve histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil e discussões de alguns aspectos da alfabetização, dentre eles, os métodos de alfabetização, a variação lingüística e os cursos de formação de professores. A análise dos dados aponta para a existência de uma relação de reciprocidade e interação entre as habilidades de consciência fonológica e o aprendizado da língua escrita, onde algumas habilidades de reflexão fonológica são necessárias para que o alfabetizando aprenda a escrita alfabética, ao mesmo tempo em que ele amplia sua capacidade de refletir sobre os segmentos sonoros das palavras, em conseqüência do crescente conhecimento que tem das suas formas escritas.