Alfabetização de Jovens e Adultos: consciência fonológica e desenvolvimento lingüístico

Título: Alfabetização de Jovens e Adultos: consciência fonológica e desenvolvimento lingüístico
Orientadora: MMyrian Azevedo

Linha de pesquisa: Gramática na Teoria Gerativa

O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como os alfabetizandos jovens e adultos constroem seus conhecimentos acerca do sistema de escrita alfabética e qual o papel que as habilidades metalingüísticas de reflexão fonológica, designadas como consciência fonológica, assumem no processo de alfabetização. O estudo partiu da hipótese de que o perfil lingüístico do aprendiz influencia a percepção e o domínio do código escrito durante a alfabetização e se reflete em seu desempenho ao longo do processo. O corpus utilizado para a pesquisa foi coletado em duas etapas. A primeira através de registros e gravações de testes de consciência fonológica, realizados com alfabetizandos jovens e adultos. Na segunda etapa, os dados foram coletados através de entrevistas com alfabetizandos e seus respectivos alfabetizadores. O trabalho apresenta um breve histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil e discussões de alguns aspectos da alfabetização, dentre eles, os métodos de alfabetização, a variação lingüística e os cursos de formação de professores. A análise dos dados aponta para a existência de uma relação de reciprocidade e interação entre as habilidades de consciência fonológica e o aprendizado da língua escrita, onde algumas habilidades de reflexão fonológica são necessárias para que o alfabetizando aprenda a escrita alfabética, ao mesmo tempo em que ele amplia sua capacidade de refletir sobre os segmentos sonoros das palavras, em conseqüência do crescente conhecimento que tem das suas formas escritas.

Categorias: Teses
Autor: Ana Paula de Abreu Costa de Moura