Título: A desintegração do tempo na demência do tipo Alzheimer
Orientador: Celso Novaes
Páginas: 240
Linha de pesquisa: Gramática na Teoria Gerativa
Este estudo tem por objetivo investigar a origem do comprometimento linguístico de indivíduos com a demência do tipo Alzheimer (DTA). Especificamente, busca-se investigar a origem do déficit na expressão linguística de tempo por esses sujeitos, tomando-se como hipótese que ele seja decorrente de impedimentos em módulos cognitivos não-linguísticos. Assume-se que a mente opere com diferentes módulos cognitivos que interagem, como o módulo da linguagem e o módulo dos conceitos. A fim de atingir o objetivo proposto, quatro pacientes com DTA e quatro indivíduos-controle foram submetidos a um teste neuropsicológico – o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) – e a dois testes linguísticos – um de julgamento de gramaticalidade e outro de preenchimento de lacuna. Por meio dos resultados no MEEM, os pacientes foram divididos em dois grupos: um constituído de indivíduos sem déficit cognitivo e outro, de indivíduos com déficit cognitivo. Os testes linguísticos investigavam o conhecimento de Tempo e Aspecto, e seus resultados revelaram um desempenho inferior dos pacientes em relação ao dos controles. Além disso, observou-se que mesmo o desempenho dos pacientes sem déficit cognitivo era inferior ao dos controles. Notou-se ainda uma tendência de os pacientes com déficit cognitivo apresentarem um desempenho inferior ao dos demais pacientes. Esses resultados foram interpretados como se todos os pacientes possuíssem um comprometimento na expressão linguística temporal, que esse problema poderia ser atribuído a um comprometimento essencialmente linguístico e que, em pacientes com déficit cognitivo, o desempenho linguístico seria mais prejudicado por ser decorrente de comprometimentos em módulos cognitivos não-linguísticos e linguístico. Com isso, a hipótese deste estudo pôde ser refutada. Como uma contribuição adicional desta pesquisa, tem-se que ela permitiu que fossem fornecidas evidências de que as categorias de Tempo e Aspecto estejam dissociadas no módulo da linguagem.