Título: DOCUMENTAÇÃO LINGUÍSTICA ɄTAPINOPONA-TUYUKA: aspectos fonológicos e morfológicos
Orientadora: Kristine Stenzel
Páginas:224
Linha de pesquisa: Estudo das Línguas Indígenas
A presente tese é um trabalho de documentação da língua Tuyuka (TO) falada no alto Tiquié (noroeste amazônico) na área de abrangência da Associação da Escola Indígena Ʉtapinopona-Tuyuka (AEITɄ). Trata-se de um trabalho de descrição e análise de estruturas fonológicas e morfológicas da língua, baseado em dados primários obtidos através de pesquisa de campo e propostas teóricas para as estruturas descritas.
Antes de adentrar nas estruturas, a tese perpassa a contextualização sociolinguística da região, verificando questões de escola, contrapartida e grau de vitalidade da língua (Capítulo 2). Além disso, a metodologia (Capítulo 3) é trabalhada não apenas dando conta dos equipamentos, materiais e procedimentos de análise, mas também debatendo as diferentes tomadas de decisão em campo que levaram a este produto.
No que concerne à fonologia (Capítulo 4), é abordado inicialmente o inventário fonêmico das consoantes e das vogais, por meio de uma análise contrastiva com pares mínimos. Discuto questões de alofonia das consoantes e realizo um experimento sobre a dispersão das vogais orais. Questões suprassegmentais, como padrão silábico, nasalização e tom são discutidos posteriormente neste mesmo capitulo. Em morfologia, descrevo inicialmente a constituição da palavra em Tuyuka (Capítulo 5), analisando posteriormente a estrutura da palavra nominal (Capítulo 6) e da palavra verbal (Capítulo 7). Sob a luz do aparato teórico da linguística centrada no uso, esses dois capítulos dão atenção especial ao sistema de classificação nominal e à expressão da modalidade na palavra verbal.
Sumarizo, enfim, as análises oferecidas e proponho futuros passos para pesquisa (Capítulo 8), inserindo a documentação do Tuyuka no cenário dos estudos das línguas indígenas amazônicas.