Título:Ouvir ler o (in)visível
Orientadores:Tania Conceição clemente de Souza
Páginas:
Linha de pesquisa: Língua e Sociedade
Neste trabalho, tomamos como base teórico-metodológica a Análise do Discurso francesa (AD) e estabelecemos dois objetivos gerais: a) investigar as estratégias oferecidas pelo ENEM para elaboração de questões com imagens para candidatos com deficiência visual, tendo como objeto as questões com imagem da prova convencional e as descrições dessas imagens; b) compreender os processos que sustentam a interpretação dessas questões, tendo como objeto os gestos de interpretação materializados nos comentários feitos pelos estudantes nos simulados comentados.A fim de cumprir os objetivos ‘a’, mapeamos questões com imagens nas provas convencionais do ENEM e as contrastamos com as questões que chegam para os candidatos com deficiência visual. Deparamo-nos com várias estratégias em que relacionamos imagens e suas descrições, a saber: substituição de questões, adaptação de questão e recurso DI (descrição da imagem). Para cumprir o objetivo ‘b’, entrevistamos estudantes com deficiência visual técnica, de uma escola pública de ensino médio, da cidade do Rio de Janeiro, que pretendiam realizar o ENEM e que gostariam de participar da pesquisa. Com a entrevista, pudemos conhecer melhor a realidade de cada estudante em relação ao uso de materiais em alto relevo, sistema braile, sintetizadores de voz e também em relação às experiências deles com ledores. Terminada a etapa de entrevistas, iniciamos a etapa de simulados comentados. Elaboramos e aplicamos simulados comentados do ENEM, como auxílio ledor e com a tecnologia assistiva de sintetizador de voz DOS-VOX, versão 4.5, utilizando as questões com DI da prova do 1º dia do ENEM de 2013, caderno 3 branco.