Título:Aquisição da Ordem de Palavras do Espanhol Mexicano como L2 por Falantes Adultos Brasileiros
Orientador: Marcia Maria Damaso Vieira
Coorientador: Carlos Felipe da Conceição Pinto
Páginas: 386
O objetivo deste trabalho é investigar a aquisição da ordem de palavras do espanhol mexicano como segunda língua por falantes adultos brasileiros. Especificamente, o que procuramos saber é se falantes adultos do português brasileiro aprendizes de espanhol adquirem a regra de inversão da ordem sujeito-verbo em contexto de foco estreito de sujeito. Estudos anteriores mostram que falantes do inglês aprendizes de espanhol adquirem a regra de inversão tardiamente, mas há opcionalidade. Os autores atribuem a aquisição tardia e a opcionalidade à Hipótese da Interface (sintaxe-discurso). Os nossos resultados não confirmam essa hipótese, já que os aprendizes brasileiros adquirem a regra de inversão, mas a opcionalidade parece não estar relacionada a propriedades discursivas, e sim a propriedades lexicais/formais. No entanto, há evidências de que o processo de aquisição não ocorre da mesma maneira na compreensão e na produção do fenômeno investigado. Os resultados do primeiro experimento evidenciam que o aprendiz pode compreender a posição pós-verbal final do sujeito como foco desde os níveis iniciais, dependendo do tipo de predicado verbal e do item verbal envolvido. Nos resultados do segundo experimento, apenas os aprendizes dos níveis avançado e quasenativo produzem a regra de inversão, independentemente das demais variáveis. A partir dos resultados, questionamos se o processo de aquisição de segundas implica reconfiguração de parâmetros ou traços no sentido de apagamento ou substituição de propriedades. Ao analisar os resultados, apresentamos evidências de que, durante este processo, o aprendiz acomoda regras aparentemente conflitantes em sub-gramáticas, tal como propõem Amaral e Roeper (2014).