Título: Preparando a leitura na educação infantil: o desenvolvimento da consciência fonológica
Orientador: Maria Carlota Amaral Paixão Rosa
Páginas: 149
A consciência fonológica tem relação intrínseca com o aprendizado de leitura: crianças que desenvolvem a consciência fonológica como preparação para o aprendizado de leitura têm mais chances de obter sucesso na alfabetização. Este trabalho realiza uma revisão da literatura sobre a consciência fonológica, com o objetivo de formar a base teórica necessária para a realização de trabalho experimental futuro. A consciência fonológica é uma habilidade complexa, que reúne a percepção das sílabas que compõem uma palavra, a percepção de palavras que rimam e de palavras que começam com o mesmo segmento. Ela inclui ainda a consciência fonêmica, a habilidade de reconhecer, separar e manipular uma palavra em termos de seus fonemas constitutivos. Neste trabalho também se defende que o desenvolvimento da consciência fonológica pode ter início ainda na Educação Infantil, em torno de 30 a 36 meses de idade, numa atuação pedagógica graduada, com início pelo desenvolvimento da consciência silábica, passando pelo desenvolvimento da consciência intrassilábica e culminando na consciência fonêmica.