Título:Mesclagem conceptual: Uma abordagem cognitivista na interpretação do humor
Orientador: Lilian Vieira Ferrari
Páginas: 195
Resumo
Esta tese tem como tema a construção do significado no humor, especificamente sob o recorte das piadas, baseando-se no arcabouço teórico da Linguística Cognitiva, que concebe a linguagem humana como instrumento de organização e processamento mental, e o significado como construção cognitiva. Além disso, as expressões linguísticas são concebidas como representações parciais e incompletas da estrutura conceptual, sustentadas pelas informações derivadas dos processos perceptuais, sensoriais e introspectivos da experiência humana (EVANS & GREEN, 2006). A partir desses pressupostos e considerando-se que a mente humana é capaz de elaborar e construir o significado a partir de habilidades imaginativas, buscam-se investigar detalhadamente os movimentos cognitivos de construção do significado em piadas, bem como identificar as estratégias linguísticas associadas a esses processos. A partir de corpus selecionado em livros especializados e sites da internet que compilam piadas de acordo com os temas recorrentes entre os apreciadores de anedotas, foi estabelecida a hipótese de que a construção do significado nas piadas envolve Mudança de Frame (COULSON, 2001). Os dados analisados mostraram-se compatíveis com essa hipótese, evidenciando ainda que existem dois processos cognitivos específicos pelos quais a Mudança de Frame se dá: Mesclagem Conceptual (FAUCONNIER, 1994, 1997; FAUCONNIER & TURNER, 2002) e/ou Mudança de Ponto de vista (Zooming out) (TOBIN & ISRAEL, 2012). Com relação ao primeiro processo, em que a Mudança de Frame conjuga-se à Mesclagem Conceptual, observam-se novos sentidos cômicos, a partir da compressão e descompressão de espaços mentais. No que se refere ao segundo processo, em que se associam Mudança de Frame e Zooming out, a comicidade reflete uma mudança de Ponto de Vista.