Simone Lucia Guesser

Teoria e Análise Gramatical
Fenômenos de periferia esquerda e de periferia de vP

Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Linguística pela Universidade de Siena (2007), pós-graduação em Ciências Cognitivas (Universidade de Siena - 2008) e doutorado em Informática, Lógica Matemática e Ciências Cognitivas (Universidade de Siena - 2011). Seus interesses de pesquisa incluem teoria e análise gramatical - com foco na sintaxe do português brasileiro e demais línguas românicas-, aquisição da linguagem e relação entre teoria gramatical e ensino. É coordenadora do LEGAL/PPGL-UFRR (Laboratório de Estudos sobre Gramática e Aquisição da Linguagem). Coordenou, no biênio 2018-2020, o Grupo de Trabalho em Teoria da Gramática da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; http://anpoll.org.br/gt/teoria-da-gramatica-gttg/), e é uma das coordenadoras da área de Sintaxe da Abralin (Associação Brasileira de Linguística). Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR e como professora visitante no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Professor Gean Nunes Damulakis
damulakis@letras.ufrj.br