Juliana Novo Gomes

PsicolinguísticaNeurociência da LinguagemProcessamento de Sentenças
Processamento de sentenças e Palavras

É Professora Investigadora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) em Portugal e Professora Visitante de Linguística na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. É pesquisadora vinculada ao Laboratório de Acesso Sintático - Acesin (www.acesin.letras.ufrj.br), de Eletroencefalografia e Rastreamento Ocular da Linguagem - LER/UFRJ (www.ler.letras.ufrj.br) e de Processamento Linguístico, LAPROL/UFPB. Recentemente, se juntou ao Grupo de Linguística Teórica e Experimental (LTE/UMinho). Possui Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CNPq). Durante o Doutorado com ênfase em Neurociência da Linguagem, realizou Estágio de Doutorado (Bolsista CAPES) e Pesquisa no Cognitive Neuroscience of Language Lab na University of Colorado em Boulder, nos EUA (http://psych.colorado.edu/~kimlab/index.html). Foi Professor Assistente de linguística da UFRJ (2009 e 2014). Bolsista do CNPq entre 2002 a 2019, é licenciada plena em Letras Português - Alemão também pela UFRJ. Realiza trabalhos em colaboração com a Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-RJ e, recentemente, faz parte da Pós graduação em Linguística (Proling) da UFPB e também da Universidade do Minho, Portugal (FCT/CEHUM). É linguista computacional associada à Cerence e Google atuando em diversas tarefas linguísticas relacionadas à Inteligência Artificial (AI) - interfaces de voz, anotação linguistica (linguistic annotation), garimpo de texto (Text Mining) e transcrição linguística. Atua nas áreas de Teoria e Análise Linguística; Linguística Aplicada a Educação; Linguagem, Mente e Cérebro; Tecnologia e Inovação Linguística; Letramento, Aquisição da Linguagem e, com Línguas Indígenas Brasileiras (Karajá, tronco linguístico Macro-Jê). Desenvolve pesquisas e orienta projetos sobre o processamento sintático e semântico utilizando a técnica de extração de ERPs (EEG), com Rastreamento Ocular e uma gama de pesquisas psicolinguísticas. Tem experiência na produção de ferramentas de pesquisa linguística.

Professor Gean Nunes Damulakis
damulakis@letras.ufrj.br