Alex Valentin de Carvalho

Desenvolvimento da LinguagemPsicolinguísticaProcessamento da LinguagemCiências CognitivasPsicologia do Desenvolvimento Sintaxe, Fonologia e Morfologia
Aquisição de Linguagem Processamento e Representação da Linguagem oral e escrita
Investigação do papel de capacidades cognitivas não linguísticasna aquisição e no processamento da linguagem oral e na compreensão em leitura
Mecanismos de processamento online da linguagem Mecanismos de aquisição do sentido de palavras Interface Prosódia/Sintaxe
Interface Sintaxe/Semântica

Alex de Carvalho concluiu o doutorado em Ciências Cognitivas pela Ecole normale supérieure - PSL University, em 2017, onde trabalhou com a Dra. Anne Christophe no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique em Paris na França. Em seguida, ele realizou seu pós-doutorado na University of Pennsylvania – UPenn, nos Estados Unidos, com o Prof. John Trueswell. Atualmente, Alex de Carvalho é Professor Associado de Psicologia do Desenvolvimento na Université de Paris e desenvolve suas pesquisas no Laboratoire de Psychologie du Développement et de l'Éducation de l'enfant (LaPsyDÉ - UMR CNRS 8240). As pesquisas realizadas pelo professor Alex de Carvalho, juntamente com seus alunos de iniciação cientifica, mestrado e doutorado, exploram muitas facetas do processamento e do desenvolvimento da linguagem, sua compreensão, sua produção e sua representação. Alex de Carvalho também investiga a relação entre a linguagem e outros aspectos do desenvolvimento cognitivo humano. Mais precisamente, Alex estuda os mecanismos cognitivos que as crianças utilizam para adquirir a sintaxe de sua língua materna, como elas detectam e resolvem ambiguidades durante o processamento da linguagem e como elas aprendem o significado das palavras. A maior parte de suas pesquisas utiliza métodos temporalmente sensíveis, como rastreamento ocular (eye- tracker), para estudar o processamento em tempo real da linguagem em crianças pequenas, entre 1 e 6 anos. Mas em seu laboratório eles também utilizam EEG (eletroencefalograma), NIRs, fMRI, e outros métodos comportamentais simples para avaliar o processamento, a compreensão e a produção da linguagem em crianças.

Professor Gean Nunes Damulakis
damulakis@letras.ufrj.br