Maria do Pilar Pereira Barbosa

Sintaxe teórica e experimental, Variação, Sintaxe Comparada.
Mecanismos sintáticos subjacentes à omissão de argumentos nas línguas naturais; complementação oracional, teoria do controlo e infinitivos flexionados em português; processamento de frases com dependências sintáticas múltiplas na periferia-esquerda

Maria do Pilar Pereira Barbosa é Professora Associada do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos. Possui um mestrado em Linguística Teórica pela Universidade de Massachusetts em Amherst e obteve o Phd em l995, no Departamento de Linguística e Filosofia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A sua dissertação, intitulada Null Subjects, foi redigida sob a orientação dos professores Noam Chomsky e Alec Marantz. É diretora do curso de mestrado em Ciências da Linguagem da Universiade do Minho e coordenadora do Grupo de Investigação em Linguística Teórica e Experimental do CEHUM.